Localizada no bairro Mauá, unidade terá ensino integral com atividades esportivas e espaços culturais
No total serão oferecidas 600 vagas, todas em tempo integral, sendo 450 para o ensino fundamental – o restante será dirigido ao infantil. O novo complexo foi construído no local onde funcionava o Centro Municipal de Tênis.
Com área total de 4.671,20 m², o terreno permitiu a divisão da estrutura em três blocos. A educação infantil será instalada nos três primeiros andares do bloco B, enquanto o ensino fundamental ocupará os demais andares do mesmo bloco e todo o bloco A.
O bloco C será voltado para atividades esportivas e culturais. Entre os destaques estão um auditório com 200 lugares, quadra poliesportiva com arquibancada e vestiários, playground, salas de oficinas, ateliê, estúdio de gravação, observatório e um centro de difusão científica, tecnológica e cultural.
O projeto também valoriza a sustentabilidade, com previsão de uso de lâmpadas de LED e captação de energia solar, contribuindo para a eficiência e economia de recursos.
Índice de alunos alfabetizados supera indicador nacional
São Caetano registrou avanço acima da média nacional no percentual de alunos alfabetizados na rede pública municipal, segundo levantamento divulgado pelo Ministério da Educação. O estudo mapeou a qualidade do ensino em todas as cidades brasileiras e faz parte do Indicador Criança Alfabetizada, coordenado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
Entre 2023 e 2024, a quantidade de estudantes alfabetizados na rede municipal pulou de 61% para 66,12% – alta de 5,12 pontos percentuais e acima da meta estabelecida pelo MEC para a cidade (de 64,1%). A média nacional de melhora na alfabetização foi de 3,2 pontos percentuais, saindo de 56% para 59,2% de crianças alfabetizadas em sistemas públicos de educação. O percentual de São Caetano também é superior à média estadual paulista. O Estado registrou 58,13% de alunos alfabetizados.
Segundo o MEC, o Indicador Criança Alfabetizada é calculado a partir de um teste, no qual cada estudante responde a 16 itens de múltipla escolha e três de resposta construída, sendo uma produção textual. Esse teste avalia se a criança apresenta habilidades básicas de leitura e de escrita. A melhora nesses indicadores faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
Em abril, o Censo 2022, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostrou que São Caetano é a cidade brasileira onde as pessoas passam mais tempo estudando – 12,7 anos, em média.
O Instituto Todos Pela Educação também apresentou estudo no qual confirma que São Caetano possui indicadores educacionais muito superiores às médias nacionais no nível de aprendizado de Língua Portuguesa e de Matemática.
Neste ano, a Prefeitura investiu R$ 10 milhões em kits de uniforme e material escolar, implementou o programa Aprender Mais (que otimizou o ensino integral no município) e lançou a plataforma AutoriaSCS (para formação de professores).
Há também investimentos na construção do complexo da Emei Carmela Galati e Emef Santina Lorenzini Auricchio, no bairro Mauá, reforma do Celef (Centro de Estudos de Línguas do Ensino Fundamental) Luiz Milani e do Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Dra. Zilda Arns, além da construção do centro educacional Elvira Paolilo Braido, no bairro Oswaldo Cruz.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.