O primeiro fim de semana da edição histórica de 20 anos transforma centro da cidade em palco a céu aberto, celebra o Dia dos Pais e impulsiona a economia local
Entre as apresentações que encantaram o público, a atração infantil no palco Palco Choco Paço arrancou sorrisos e aplausos de crianças e adultos. Maria Cecília Duarte, filha de Fernanda e Daniel Duarte, moradores de São Bernardo, resumiu a experiência com entusiasmo: “Eu não queria que acabasse, gostei muito. Teve música, amei o tema”.
A festa, que conecta mais de 100 atrações culturais a 128 empreendimentos locais – entre gastronomia, artesanato e comércios gerais, reforça o papel do festival como vitrine para a economia criativa e o empreendedorismo de Ribeirão Pires. “Celebrar os 20 anos do Festival do Chocolate neste formato especial, com a cidade viva e cheia de visitantes, é muito emocionante. E neste Dia dos Pais, a data ganha um significado ainda maior, pois foi meu pai, Clovis Volpi, quem idealizou essa festa que hoje é patrimônio da nossa cidade”, destacou o prefeito Guto Volpi.
Participante do Festival do Chocolate desde a primeira edição, Elza Farias, proprietária da confecção Cão Feliz Moda Pet, com quiosque na Vila do Doce, comemorou a mudança de formato da festa. “Era um sonho dos comerciantes da cidade. Todos queriam participar e, agora, ficou democrático. Todos tiveram espaço para mostrar seu trabalho e receber o público”, disse.
LEIA MAIS:
Festival do Chocolate: Samuel Pompeo une choro e jazz em Ribeirão Pires
Ao longo do dia, a programação espalhou música, arte e diversão por todo o centro da cidade. No Palco Choco Paço, além do Mundo Bita, teve dança do ABCDança e o rock irreverente do Geriatricus, que fechou a noite. No Memorial Santo Antônio, a tarde teve o som autoral do Nandú, o samba do Chico Macedo Grupo e a energia do TuNormalis. A Vila do Doce foi embalada pelo set nostálgico da banda Flash Back, além das apresentações de Rockixe e Grilos Reunion.
Pelas ruas, o público encontrou intervenções musicais da EMARP, números de circo e palhaçaria, estátuas vivas, performances itinerantes de violino e saxofone, garantindo um festival diverso e vibrante do início ao fim.
Programação
A festa segue até 31 de agosto, com programação cultural às sextas, sábados e domingos, distribuída em três palcos: Choco Paço, Palco Santo Antônio e Palco da Vila do Doce. No palco principal, Choco Paço, o público poderá curtir shows de artistas como Silvio Brito, Bruno & Barretto, Lorena Alexandre (com tributo a Marília Mendonça), Márcio Gomes e Rafa Torres. A programação também inclui, ainda, espetáculos infantis como Show da Luna, Beatles para Crianças e Mundo de Kaboo.
LEIA TAMBÉM:
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.