Cannabis medicinal será incorporada ao atendimento de pacientes em casos específicos
O projeto está na fase final de implantação, com a conclusão das obras e instalação de equipamentos e mobiliário. Dividido em três prédios interligados, o complexo reunirá uma equipe multidisciplinar para atendimentos relacionados a diferentes tipos de deficiência e transtornos do neurodesenvolvimento, como o TEA (Transtorno do Espectro Autista) e o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), além de casos relacionados ao teste do pezinho e doenças raras.
A estrutura foi pensada para aumentar a capacidade de atendimento antes oferecida pela Fundação Anne Sullivan, referência municipal no acolhimento de pessoas com deficiência. Com o novo espaço, a expectativa é triplicar o volume de atendimentos, ampliando o acesso a serviços especializados em reabilitação nas áreas física, visual, auditiva e intelectual.
Entre os ambientes que compõem o novo centro estão consultórios médicos de diferentes especialidades, sala de musculação, espaços para fisioterapia e terapia ocupacional, além de piscina, miniquadra e um jardim sensorial.
A acessibilidade foi ponto central no projeto. Durante as vistorias realizadas nas etapas finais da obra, as condições de acesso em todas as dependências foram checadas, com a adoção de rampas e sinalização tátil.
Um dos diferenciais do complexo será um ambulatório voltado ao uso de cannabis medicinal, como o canabidiol. O serviço será destinado ao tratamento de síndromes e doenças neurológicas específicas, como epilepsia refratária e dores crônicas.
O espaço também deverá funcionar como um polo de pesquisa e formação. Professores da USCS (Universidade Municipal de São Caetano) e da Faculdade de Medicina do ABC atuarão em estudos e na capacitação de profissionais na área de neurodesenvolvimento e medicina canabinoide.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.