Que o Japão é um país que convive intensamente com uma extensa variedade de fenômenos meteorológicos e geológicos, isso é de conhecimento amplo. Porém, em Diadema, o prefeito Taka Yamauchi (MDB) tem usado essas referências de forma criativa para denominar o seu kit “anti-pancadão”. Para começar, o drone com tecnologia capaz de lançar gás lacrimogêneo é chamado carinhosamente de Tornado. Será que é por causa dos giros das hélices? Vai saber... E ainda vem o caminhão que dispersa jatos de água, que será batizado de Tsunami, o sucessor do antigo Tempestade (nome usado na gestão do ex-prefeito Lauro Michels), o qual já está com licitação autorizada. Quais serão as próximas referências importadas por Taka para Diadema? Terremotos, vulcões ou tufões? Vamos aguardar.
LEIA TAMBÉM:
Estratégias por trás do combate aos pancadões no Grande ABC
BASTIDORES:
Mas e o Pix?
Sem margem alguma para dúvidas, Nina Braga (PL-foto), de São Bernardo, é a maior porta-voz do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) entre os 150 vereadores das sete cidades da região. Nesta terça-feira (22), a parlamentar bolsonatista saiu em defesa do Pix: “É do Bolsonaro. É do Brasil”. Mas fica uma dúvida: não é o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que questiona a legalidade do Pix, enquanto aplica sanções ao Brasil em defesa de Bolsonaro? Nessa guerra de narrativas entre direita e esquerda, a coerência fica em segundo plano.
Alta hospitalar
O ex-prefeito de Santo André Carlos Grana (PT) recebeu alta médica nesta terça-feira (22), após passar por cirurgia cardíaca de emergência no Hospital Estadual Mário Covas na última semana. O petista estava internado desde a última quinta-feira (17), quando foi submetido a uma revascularização do miocárdio, procedimento conhecido como ponte de safena. Grana também foi submetido a cateterismo. O ex-prefeito passou mal quando voltava de Brasília dirigindo e, ao chegar em Santo André, deu entrada no hospital.
Lembranças
A deputada estadual Carla Morando (PSDB), com base eleitoral em São Bernardo, aproveitou visita nesta terça-feira (22) ao presidente da Câmara de São Caetano, Carlos Humberto Seraphim, o Dr. Seraphim (PL), para matar as saudades da cidade onde nasceu. “Eu, que sou sulsancaetanense, lembrei de muita coisa boa. da minha infância e adolescência”, afirmou a parlamentar, que se comprometeu a enviar emenda ao município, cuja destinação será alinhada com o prefeito Tite Campanella (PL).
Um milhão de views
O ex-prefeito de Santo André Paulo Serra (PSDB) comemora a marca de 1,3 milhão de views em um único post. O assunto: o polêmico serviço de mototáxi. O tucano é defensor de conteúdos políticos de relevância e de mais qualidade nos debates públicos. Segundo Paulo Serra, ter alcançado essa marca expressiva “renova a esperança e aumenta a vontade de seguir em frente”. Após ter encerrado dois mandatos como prefeito com aprovação de mais de 80%, o tucano vem despontando como potencial candidato ao governo do Estado de São Paulo nas eleições de 2026 em pesquisas recentes.
Orçamento estadual
A Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) definiu o calendário com as datas e os locais das audiências públicas que vão debater o Orçamento estadual para 2026 e Santo André será a única cidade do Grande ABC a sediar uma das reuniões. No dia 3 de outubro, na Câmara, os andreenses poderão dar sugestões para a elaboração do orçamento do próximo ano.