Cena Política Titulo Cena Política
Tarifaço de Trump gera debate no Grande ABC

Da Casa Branca ao Grande ABC, a tarifa de 50% anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros vem gerando guerras de narrativas entre petistas e bolsonaristas

Da Redação
11/07/2025 | 09:11
Compartilhar notícia
FOTO: Fernandes
FOTO: Fernandes Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


 Da Casa Branca ao Grande ABC, a tarifa de 50% anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros vem gerando guerras de narrativas entre petistas e bolsonaristas. Pela direita, o vereador de São Bernardo Luiz Henrique Watanabe (PRTB) chamou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de “encantador de burros”, ao responsabilizá-lo pela ações do republicano, enquanto que o parlamentar de São Caetano Américo Scucuglia (PRD) disse que o petista destrói a reputação do Brasil. Pelo PT, os quatro vereadores de Diadema se uniram com dizeres “Brasil soberano”, enquanto o deputado estadual Luiz Fernando Teixeira postou uma arte, escrita: “Lula quer taxar os super-ricos, Bolsonaro quer taxar o Brasil”.

BASTIDORES

‘BolsoTaxa’

O Palácio do Planalto vem inundando as redes sociais em resposta às medidas de Washington sobre os produtos brasileiros. Ministro do Trabalho e Emprego e ex-prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT) não ficou de fora e voltou o seu arsenal ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que culpou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o tarifaço de 50%. “O senhor se diz patriota, mas fica fugindo da verdade. Essa ‘BolsoTaxa’ vai punir a indústria, o agro e toda a economia brasileira”, disse o petista.

Harakiri

<EM>Ainda sobre o tarifaço de Donald Trump, o ministro do Empreendedorismo, Márcio França (PSB), que tem pavimentado caminho e apoios para disputar o governo do Estado, sugeriu que o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que deve concorrer à reeleição, cometa o ‘harakiri’ – tipo de penitência mortal praticada por guerreiros orientais que cometeram erros – e renuncie. Na visão do pessebista, o suicídio político se justifica após Freitas ter endossado campanhas em prol do presidente norte-americano, que decidiu elevar impostos a produtos brasileiros, em especial os agrícolas produzidos em São Paulo, tais como laranja, café e cana-de-açúcar. 

Extinta

O TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), segundo Lauro Jardim de O Globo, extinguiu a ação movida por Raphael e Natalie Klein contra o pai Michael Klein, filho do fundador da Casas Bahia. A decisão unânime da 2ª Câmara Reservada de Direito Empresarial apontou que o processo criava “armadilha, impedindo o direito de defesa”. Em linhas gerais, de acordo com a Justiça paulista, os irmãos buscavam o litígio em vez de provas que apontassem que o pai, controlador da holding familiar, estaria vendendo ativos a preços abaixo do mercado, prejudicando os demais acionistas.

Força-tarefa

O diretor de Relações Institucionais da Enel, Danilo Sene, se comprometeu em realizar força-tarefa com a Prefeitura de Diadema para solucionar problemas apontados pelos vereadores durante reunião realizada ontem na Câmara, a pedido do presidente da Casa, Rodrigo Capel (PSD). Entre as principais reclamações feitas pela população aos parlamentares estão podas e supressões de árvore, religação de energia, retirada de postes de madeira e, principalmente, a abertura de um canal de comunicação direto com a concessionária.

Empresa Amiga

A vereadora Bruna Biondi (Psol) protocolou projeto de lei para instituir, em São Caetano, o selo Empresa Amiga do Cuidado. A proposta reconhece empreendimentos que adotem políticas de abono de faltas em situações de cuidados familiares, concedendo às certificadas pontuação adicional em licitações públicas promovidas pelo município.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;