Setecidades Titulo Em Mauá
Hospital Nardini promove mês do aleitamento com ações e apoio

A ação, realizada com o apoio da Prefeitura, começou com distribuição de fraldas, entrega de material educativo e, principalmente, orientações sobre a importância da amamentação

Do Diário do Grande ABC
09/08/2025 | 15:11
Compartilhar notícia
FOTO: Divulgação
FOTO: Divulgação Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


O Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, em Mauá, abriu oficialmente nesta quinta-feira (7) a programação do Agosto Dourado — mês dedicado à promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. A ação, realizada com o apoio da Prefeitura, começou com distribuição de fraldas, entrega de material educativo e, principalmente, orientações sobre a importância da amamentação.

Nos corredores da maternidade, médicos, enfermeiros, nutricionistas e outros profissionais reforçaram o compromisso de garantir informação e acolhimento às mães. Entre elas, a jovem Vitória Faixz Fidencio, moradora de Rio Grande da Serra e mãe de primeira viagem, compartilhou as dificuldades iniciais com a amamentação da pequena Cecília. “Tem a parte dolorosa pra mim, mas eu sei da importância. Independente desses desafios, tem sido algo muito bom. Tanto pra mim, quanto pra ela também”, disse. Sobre o atendimento, ela foi categórica: “Só tenho a agradecer. As enfermeiras me deram todo suporte, já fui ao banco de amamentação, já tirei leite. Elas estão me ensinando bastante. O suporte é perfeito.”

Bruna Luisa Dias Ferreira, do Jardim Paranavaí, mãe da pequena Elisa — sua terceira filha — também destacou a orientação recebida no hospital. Na primeira gestação, ela enfrentou mastite. “Meu desafio foi evitar que isso se repetisse nas outras gestações e deu certo. Agora agradeço muito a orientação da equipe do Nardini, que tem me ajudado bastante.”

A programação do Agosto Dourado seguirá até o fim do mês, com rodas de conversa, atividades educativas para mães, pais e acompanhantes, além de apoio individualizado nos leitos. Nos dias 28 e 29 de agosto, haverá palestras sobre alimentação da mãe lactante e introdução alimentar do bebê.

Desde 1987, o Nardini é referência em obstetrícia e integra o programa municipal “Mãe Mauaense – Semeando Vidas”, voltado à redução da mortalidade materna e infantil. A maternidade foi reinaugurada em abril de 2022 e hoje conta com 26 leitos, distribuídos em quartos para duas mães e dois acompanhantes cada, garantindo mais privacidade e conforto. Antes, eram 22 leitos e até três pacientes por quarto. Um levantamento recente aponta que 96% das mulheres atendidas aprovam o serviço.

O hospital também mantém um Posto de Coleta de Leite Humano exclusivo para mães com filhos internados na UTI Neonatal. “Não é um banco de leite. Cada gota coletada é destinada ao próprio bebê”, explica a técnica de enfermagem Gabriela Reis, que atua no setor há cinco meses e está grávida de 21 semanas. Colaboradora do Nardini há seis anos, ela afirma que viver a experiência de orientar outras mães só reforça seu desejo de amamentar. “Quero muito amamentar. Não tenho nenhum medo disso, porque tem sido muito importante acompanhar de perto as mamãezinhas. A amamentação é um momento único e essencial para a saúde dos bebês e para o fortalecimento do vínculo materno.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;