Além de melhorar equipamentos nessa área, ideia da administração é fomentar diálogo com artistas e produtores
O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima (Podemos), sancionou nessa sexta-feira (8) pacote de medidas aprovado na quarta-feira (6) pela Câmara, que visa ao fortalecimento do setor cultural. Segundo a administração municipal, desde janeiro, R$ 5 milhões foram investidos na primeira etapa de modernização de equipamentos culturais.
Entre os destaques estão a reforma do prédio da Biblioteca Municipal Manuel Bandeira, no bairro Baeta Neves, que voltou a abrigar, no 2º andar, a Secretaria de Cultura. A biblioteca foi reaberta ao público na última sexta-feira (1), após cinco anos sem atividades.
A Gibiteca Municipal Eugênio Colonnese, inaugurada em março último, o início da restauração do Centro de Memória – que está em andamento – o lançamento do Mapa Cultural SBC, plataforma colaborativa para a divulgação de eventos, projetos e agentes culturais da cidade e o retorno dos festejos de Carnaval com o apoio aos blocos de rua também estão entre as iniciativas implementadas pela gestão para reforçar a área da cultura.
Dando mais um passo para o fomento do setor, a Prefeitura reativou o Conselho Municipal de Políticas Culturais, depois de 10 anos sem atividades, o que significa a reabertura do diálogo com artistas, gestores, produtores culturais e sociedade civil.
Já a Lei Municipal de Sistema Setorial de Museus, Acervos, Patrimônio Cultural e Memória de São Bernardo, aprovada nesta semana, tem como objetivo promover e estimular a articulação entre museus, centros de memórias e demais espaços culturais relacionados ao patrimônio e à memória local.
Na esteira das novas ações da Prefeitura estão a construção e aprovação do Plano Anual de Aplicação de Recursos da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc) 2025, a realização de plenárias territoriais e aprovação da proposta junto ao Conselho Municipal de Políticas Culturais para a destinação de R$ 4,9 milhões a diferentes segmentos da cultura. Os editais devem ser lançados ainda neste mês de agosto.
“São Bernardo é plural. Feita de muitos povos, de gente vinda de todos os cantos do Brasil e do mundo. A história da nossa cidade, as tradições, precisam ser valorizadas, preservadas. E precisamos olhar também para o futuro. Isso se faz com o incentivo à arte, à manifestação cultural, pelo diálogo com os artistas e toda a sociedade”, disse o prefeito.
“Vamos fazer ainda mais. Implementamos novas leis municipais para reorganizar a cultura, o que abre novas portas para buscar recursos. Lembrando que esse trabalho está sendo feito pela Prefeitura com o apoio do Conselho Municipal de Políticas Culturais, que retoma participação ativa nas ações da cidade depois de uma década inativo”, frisou Samara Dinis, secretária de Cultura.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.