O setor de pneus é um dos pilares da atividade econômica em Santo André, que é sede de duas gigantes do setor, a Bridgestone e a Prometeon, e no Grande ABC. Além de empregar milhares de trabalhadores, impulsiona cadeias complementares e responde por significativa fatia da receita tributária municipal. A entrada de produtos importados de baixa qualidade, aliada ao aumento de tarifas norte-americanas, pressiona a competitividade das fábricas nacionais e ameaça o equilíbrio do mercado. A iniciativa de Gilvan ao tratar do tema diretamente com o governo estadual reforça a necessidade de medidas que assegurem condições mínimas de concorrência e atratividade para novos investimentos.
Outro ponto relevante do encontro entre Gilvan e Tarcísio foi o debate sobre os redutores de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que afetam a margem de operação das indústrias paulistas. Ao levar essa pauta à esfera estadual, o prefeito andreense demonstra compreensão do papel estratégico da política tributária para o ambiente produtivo. Com o risco de fechamento de postos de trabalho em curto prazo, a mobilização institucional se mostra oportuna. É responsabilidade do poder público se manter atento às transformações do comércio internacional e proteger setores que têm papel determinante no desenvolvimento de suas economias. Que a reunião gere os frutos esperados.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.