Batizado de Complexo Ceasa do Grande ABC, projeto visa tornar entreposto em centro de abastecimento, com mercado e shopping
Investidores privados, ligados ao grupo Fictor, anunciam nesta quarta-feira (14) aporte de R$ 259 milhões na requalificação da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André), empresa pública localizada no bairro Santa Teresinha, em Santo André. Batizado de Complexo Ceasa do Grande ABC, o projeto prevê a transformação do atual entreposto em centro de abastecimento, com mercado municipal e shopping.
LEIA MAIS: Mercado de peixes ornamentais da Craisa é atrativo para lojistas e criadores às quartas-feiras
“Vamos revolucionar o equipamento, cuja estrutura passará a ser equivalente à do Ceasa de São Paulo”, explica o prefeito de Santo André, Gilvan Junior (PSDB), referindo-se à Central de Abastecimento da Capital. A previsão é que o novo centro entre em operação no segundo semestre de 2026.
A estimativa dos empreendedores, segundo apurado pelo Diário, é que o empreendimento atenda a 5 milhões de pessoas potencialmente. O complexo terá capacidade ampliada, com foco em atender consumidores da Grande São Paulo, Baixada Santista e a Zona Leste da capital. “O modelo é inspirado em referências internacionais e aposta em inovação, sustentabilidade e geração de emprego”, adiantou Gilvan Junior.
O novo empreendimento deve gerar 4.000 postos de trabalho direto e outros 15 mil indiretos. Os detalhes serão apresentados em solenidade marcada para as 10h de hoje, na Craisa (Avenida dos Estados, 2.195). Além de representantes da Prefeitura de Santo André, o evento vai contar com executivos do Fictor, grupo de participações e gestão de empresas com foco em setores como a indústria alimentícia, serviços financeiros e infraestrutura – incluindo os segmentos de energia e imobiliária. Entre as marcas do portfólio da companhia, destacam-se Dr. Foods, Fredini e Vensa.
Com a apresentação do projeto, Gilvan Junior consolida ideia que nasceu em 2017 e deveria ser executada na gestão passada, do então prefeito Paulo Serra (PSDB). Imbróglio judicial, todavia, atrapalhou a execução dos planos. Agora, segundo fontes da administração andreense, não há embaraço de qualquer espécie para o início das obras.
LEIA MAIS: Mercado de Flores da Craisa é opção para compra
O prefeito Gilvan Junior não quis confirmar nessa terça-feira (13) que a revitalização da Craisa vai incluir a construção da segunda unidade do Poupatempo da Saúde de Santo André, replicando no Segundo Subdistrito o modelo que funciona há pouco mais de um ano no Atrium Shopping e que reúne 38 especialidades médicas e 27 categorias de exame.
O Diário obteve com fontes a par do assunto que Gilvan já teria definido que a segunda unidade do Poupatempo da Saúde, uma de suas promessas de campanha, será no Complexo Ceasa do Grande ABC, mas que não vai falar sobre o assunto durante a apresentação desta quarta para que um projeto não oblitere o outro.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.